Horário de Atendimento - das 8 às 16 horas

RNCEPT-CV defende mais acções de sensibilização no seio familiar no combate à problemática da gravidez nas escolas

RNCEPT-CV defende mais acções de sensibilização no seio familiar no combate à problemática da gravidez nas escolas

Categoria : Sem categoria

“O vice-presidente da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos (RNCEPT-CV) defendeu hoje a necessidade de haver mais acções de sensibilização e prevenção  no seio familiar no combate à problemática da gravidez nas escolas.

António Teixeira falava em declarações à Inforpress, no final do workshop sobre Direitos e Permanência das Raparigas Mães e Pessoas com Deficiência no Ensino Secundário em Cabo Verde”, promovido pela RNCEPT-CV, para assinalar o Dia da Criança Africana, que se assinala este domingo, 16 de Junho.

Segundo disse, essas são algumas das recomendações saídas do encontro, considerando que “as escolas ainda não estão preparadas”, mas que é preciso se fazer o reajuste nos programas e no sistema educativo, para que as alunas grávidas e mães não sejam prejudicadas.

“Já existe uma legislação, mas é necessário que seja efectivada, ainda falta mobilizar, socializar essa legislação porque os próprios professores têm a tendência de resistir porque os mesmos não estão sensibilizados. É uma situação complicada porque as alunas têm direito a licença de maternidade e há necessidade de haver flexibilidade na avaliação para que não sejam prejudicadas”, indicou.

As escolas, no seu entender, têm que criar as condições para conseguir manter as alunas nas escolas, argumentando que se as mesmas abandonarem o sistema durante a gravidez, a tendência é de  não regressarem mais para o ambiente escolar.

Além disso, prosseguiu, é preciso que as acções sejam de prevenção para fazer face à problemática da gravidez durante o período escolar, apontando neste sentido, a família como parte fundamental neste processo.

“Os alunos estão suficientemente informados sobre os métodos de prevenção da gravidez na adolescência, o que falta é a consciencialização, campanhas de sensibilização nas famílias  porque há muitas falhas por parte da família e quando é assim a escola não tem essa complementaridade de instruir os alunos”, disse, reforçando a necessidade de se efectivar a legislação visando garantir a integração das alunas grávidas nas escolas.

Informou, por outro lado que o cantor Gil Semedo, movido pelas causas sociais e educativas, participou no encontro e aceitou ser o padrinho da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos (RNCEPT-CV).

A estratégica para assegurar a permanência das raparigas mães no ensino secundário, direito das crianças e pessoas com deficiência no ensino, pessoas com deficiências e acessibilidade no ensino – mito ou realidade, o contributo dos parlamentares no cumprimento normativo no sector foram alguns dos temas  discutidos durante o encontro.

O Dia Internacional da Criança Africana celebra-se a 16 de Junho.

Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.”https://www.inforpress.cv/rncept-cv-defende-mais-accoes-de-sensibilizacao-no-seio-familiar-no-combate-a-problematica-da-gravidez-nas-escolas/