Horário de Atendimento - das 8 às 16 horas

Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos no 11º Fórum Regional de Dakar

Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos no 11º Fórum Regional de Dakar

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – A Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCNEPT-CV) defendeu hoje, no Senegal, a educação de base para todos no 11º Fórum Regional de Políticas e Eventos de Aprendizagem que termina hoje em Dakar.

A rede está representada pelo seu coordenador nacional, Abraão Borges, e pelo seu presidente, Marciano Moreira, que aprofundaram as suas visões na defesa da “Educação para todos”.

Promovida pela Rede Africana de Educação para Todos (ANCEFA, sigla em inglês), a conferência tem como tema o “Papel e o lugar da juventude africana na educação inclusiva, capacitadora e transformadora baseada em direitos na era digital”.

O Fórum de Política Educativa em África, organizado pelo ANCEFA, é referido como “o momento único de unir sinergias, para uma advocacia conjunta em prol do aumento de financiamento para educação em todos os estados da África, principalmente no aumento de financiamento da educação para o ensino pré-escolar”.

O vice-presidente da ANCEFA, Paul Gnelou, aproveitou a cerimónia de abertura para analisar o Relatório Mundial de Monitoramento da Educação e do Instituto de Estatística da Unesco, para revelar que mais de 244 milhões de crianças e jovens dos seis aos 18 anos estavam fora do sistema de ensino em 2021.

“E a África subsariana é uma das áreas mais atingidas com 98 milhões de jovens fora da educação. Um problema causado em grande parte pela falta de professores”, lamentou, ressalvando, que uma em cada cinco crianças com a idade de frequentar a escola primária encontram-se fora do sistema do ensino.

A África Subsariana, relatou Paul Gnelou, é também a região com maior escassez de professores, estimada em 4,1 milhões, ou seja, um milhão de professores primários e 3,1 milhões de professores secundários”.

SR/CP

Inforpress/Fim