Horário de Atendimento - das 8 às 16 horas

Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos na Cimeira Global da Educação em Londres

Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos na Cimeira Global da Educação em Londres

“Cidade da Praia, 24 Jul. (Inforpress) – A Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos (RNCEPT-CV) incita o Governo a aderir à Cimeira Global da Educação, cuja cimeira “Compromissos de Financiamento Educativo” para 2021-2025se realiza de 28 a 29 de Julho, em Londres.

A campanha é lançada pelo presidente da República do Quénia, Uhuru Kenyatta, em parceria com o primeiro-ministro do Reino Unidos, Boris Johnsons, com o propósito de re-alimentar a Parceria Global Para a Educação (GPE) para os próximos cinco anos e que culminará na GPE 2021-2025, co-organizada pelos dois países em Londres.

Pretende-se com esta campanha internacional “Cimeira Global de Educação – o financiamento da GPE 2021-2025” chegar a “um 1-bilhão de vozes para Educação”, razão pela qual a RNCEPT-CV estimula o Governo a assegurar a aprovação da declaração política “o mais rapidamente possível, a fim de demonstrar o empenho” do executivo “em abordar as questões delineadas na declaração”.

Em carta dirigida esta quinta-feira ao ministro da Educação, Amadeu Cruz, e a que a Inforpress teve acesso hoje, o coordenador nacional e o presidente da (RNCEPT-CV), respectivamente Abraão Borges e Marciano Monteiro manifestaram ao Governo ser esta um “momento chave para a comunidade global se reunir e apoiar uma educação de qualidade para todas as crianças”.

“A Parceria Global para a Educação espera obter promessas de doação no valor de 5 milhões de dólares para a sua reconstituição e ver os parceiros dos países em desenvolvimento comprometerem-se, corajosamente, a financiar a educação através dos recursos nacionais. Este último é fundamental para a sustentabilidade e para a redução da dependência da diminuição da ajuda externa, especialmente no actual contexto económico”, refere a missiva.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, é um dos subscritores desta campanha, tendo inclusive confirmado aos mentores que “Cabo Verde considera que a educação e a formação são alicerces fundamentais para o desenvolvimento do País e a realização pessoal, profissional e social, constituindo o desenvolvimento do capital humano um desígnio nacional”.

SR/JMV
Inforpress/Fim

https://inforpress.cv/rede-nacional-da-campanha-de-educacao-para-todos-na-cimeira-global-da-educacao-em-londres/?fbclid=IwAR1roX2PHnAtXzx9mJU8IV2n7fyyodQdHgS-CNMX06geSE1UzFk0kMyKZyU