Horário de Atendimento - das 8 às 16 horas

RNCEPT capacita colaboradores com técnicas de advocacia para o alcance de uma educação inclusiva

RNCEPT capacita colaboradores com técnicas de advocacia para o alcance de uma educação inclusiva

“Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – A Rede Nacional de Campanha de Educação para Todos (RNCEPT) realiza hoje, na Cidade da Praia, uma formação em técnicas de advocacia para o alcance de uma educação inclusiva e de qualidade destinada aos seus colaboradores.

Segundo o coordenador nacional da rede, Abraão Borges, essa formação está a ser desenvolvida no âmbito do novo projecto denominada “educação em voz alta”, visando uma junção de sinergia para fazer uma campanha para que a educação seja de facto de para todos.

“O objectivo, concretamente, é munir as ONG ligadas ao sector da educação, os profissionais de educação, e as pessoas de base comunitária, a fim de saberem influenciar os governantes para que a educação seja acessível para todos”, explicou.

Abraão Borges sustentou que, sobretudo, nesse período de pandemia, todos precisam estar envolvidos e engajados com vista a garantir que ninguém fique para trás.

“Nesse período nós temos pessoas com mais necessidades e muitas vezes ficam fora da educação. Então temos de estar preparados para influenciar os políticos, as decisões a trabalharem para que a situação seja melhorada”, sustentou.

O presidente da RECEPT, Marciano Monteiro, reconhece os esforços feitos pelos sucessivos governos com vista a proporcionar uma educação inclusiva, mas salienta que fica sempre a faltar algo para que, de facto, a educação seja de qualidade e para todos.

“Nós não podemos ser ingratos. Os sucessivos governos têm tido alguma força de vontade em criar as condições para que realmente a educação seja para todos e de qualidade, mas dado as limitações do próprio País, entendemos que as outras organizações, nomeadamente a rede, devem envolver-se para complementar e preencher as lacunas que aparecem”, indicou

Conforme explicou, a rede e as organizações de base comunitária trabalham nas comunidades e estão mais perto das pessoas e dos problemas e poderão sempre alertar as autoridades e juntos trabalharem para que todos sejam incluídos.

Participam da formação, representantes da ONG associadas da rede, professores e directores de agrupamentos.”

MJB/DR

Inforpress/Fim